Flask: uma microframework web para Python

É comum que cada linguagem possua uma ou mais frameworks web que sejam encaradas como “balas de prata”, com excelente documentação, extensões, comunidade ativa, etc …

Em python possuímos Django, web2py e Zope. Cada um com suas vantagens e desvantagens, e o Django com a maior fatia de usuários, esse que vos fala incluso.
Apesar do Django ser excelente, ele possui suas desvantagens e sabemos que não existe bala de prata.

Recentemente tive algumas idéias para projetos bem pequenos, e resolvi procurar alguma framework que fosse mais simples, foi aí que encontrei o Flask.

Flask is a microframework for Python based on Werkzeug, Jinja 2 and good intentions. And before you ask: It’s BSD licensed!

O código fonte é pequeno, simples e bem escrito. Inclusive, Flask possui mais linhas de documentação do que código.

Não temos um ORM, e uma série de outras facilidades comuns em outras frameworks. Na verdade, não temos quase nada e issó é ótimo. Ao desenvolver como uma microframework, cresci como programador. Tive a oportunidade de desenvolver minhas próprias soluções para problemas comuns em desenvolvimento web, compreendendo melhor os conceitos e chegando em resultados mais adequados para meu projeto.

Não vou me alongar muito nem mostrar code snippets, como falei, a documentação é ótima. Com esse post quero apenas plantar essa idéia: Tente algo diferente, volte ao básico, e não mate formigas com uma bazuca.

One comment

  1. Thiago Belem

    Realmente os microframeworks nos dão poderes que os frameworks normais tomam pra si… E isso é muito bom pra aprender a ter responsabilidade com seu código.

    E pra completar o assunto, o menor dos microframeworks é, se dúvida, o Twitto: http://twitto.org/

Post a comment

You may use the following HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" line="" escaped="" highlight="">